domingo, 28 de março de 2010

Os Pilares da Terra

Inglaterra medieval. Construção da catedral de Kingsbridge, entre 1135 e 1174.
Numa trama, Philip Gwyned, o prior de Kingsbridge, enfrenta o ambicioso bispo Waleran Bigod. Administrador enérgico, Philip assume um mosteiro à beira da falência e o reergue, transformando a aldeia ao redor numa cidade importante. Waleran a princípio ajuda Philip na esperança de usá-lo para subir na hierarquia da igreja mas, ao perceber que não pode manipulá-lo, torna-se inimigo do prior.
Noutra trama, a jovem Aliena, filha do conde Bartholomew de Shiring, incorre na ira da poderosa família Hamsleigh ao romper o noivado com William Hamsleigh. Insultados, os Hamsleigh invadem e tomam o condado de Shiring, obrigando Aliena e o irmão Richard a fugirem. Antes de morrer, o pai deles faz com que os dois jurem não descansar enquanto não recuperarem as terras da família. Aliena e Richard se estabelecem em Kingsbridge. Protegida pelo prior Philip, ela prospera no comércio de lã e financia a carreira do irmão como cavaleiro do rei, na esperança de que o soberano devolva as terras da família usurpadas por William.
Na terceira trama, o protagonista é Jack. Jovem inteligente e talentoso, ele vivia com a mãe na floresta até que ela desposou Tom Construtor, o qual se torna mestre construtor da catedral de Kingsbridge. Jack suporta os ciúmes do filho mais velho de Tom, Alfred, que o odeia por ser mais esperto e o humilha sempre que pode. No entanto, é Jack e não Alfred quem se torna o herdeiro da profissão de Tom e de seu sonho de construir a catedral. Um segredo envolve a morte do pai verdadeiro de Jack.
As tramas se cruzam quando Jack se apaixona por Aliena. O bispo Waleran e William Hamsleigh se unem para derrotar o prior Philip e impedir que a catedral seja construída. Contudo, Philip consegue superar as tramóias dos dois, até que William incendeia Kingsbridge e reduz a população à miséria. Entre os arruinados, está Aliena, que perde toda a fortuna que conseguiu juntar. Durante o ataque, Tom é assassinado por William Hamsleigh. Com a morte do mestre construtor e sem recursos para tocar a obra, Philip interrompe a construção da catedral.
Aproveitando-se das necessidades financeiras de Aliena e sabendo que ela e Jack são apaixonados, Alfred a pede em casamento. Mergulhada em dívidas e tendo que sustentar as despesas do irmão, Aliena se vê forçada a aceitar. Desesperado, Jack vai embora. Mas o casamento de Alfred e Aliena não se consuma e ele a repudia quando descobre que Aliena está esperando um filho de Jack. Com o filho nos braços, Aliena vai à procura de Jack. Depois de muitas peripécias, os dois se reencontram em Paris, onde Jack fica fascinado com a arquitetura gótica e resolve construir a catedral de Kingsbridge nesse estilo.
Os dois voltam para Kingsbridge. Jack convence o prior Philip a retomar as obras da catedral, designando-o como mestre construtor. Mas para isso, Jack tem que se separar de Aliena até que o casamento dela com Alfred seja anulado pela igreja e os dois possam se casar. A pedido de William, que nunca conseguiu esquecer Aliena, o bispo Waleran usa sua influência para fazer com que a anulação seja negada.
Enquanto essas tramas se desenrolam, a Inglaterra vive uma guerra civil. O herdeiro legítimo do trono morreu num naufrágio e dois candidatos disputam a coroa: Matilde, a seguinte na linha de sucessão, e Estevão, o usurpador. Waleran e William se aliam ora a um, ora a outro, de acordo com as conveniências políticas do momento. A guerra lança o país na miséria e só termina anos depois, quando o filho de Matilde, Henrique negocia um acordo com Estevão. Richard, que se aliou a Henrique, recebe seu condado de volta.
Alfred volta a Kingsbridge e tenta estuprar Aliena, mas é morto por Richard. Para expiar o crime, Richard parte para a terra Santa, onde virá a morrer, e deixa o condado nas mãos de Aliena. Agora viúva, ela está livre para se casar com Jack. Sob a liderança de Aliena, o condado de Shiring volta a ser poderoso como nos tempos do pai dela.
Nesse meio tempo, Ellen revela que Waleran esteve envolvido na morte do pai de Jack e o bispo perde seu cargo. Para o seu lugar, o arcebispo Tomás Becket designa o prior Philip. Waleran e William tomam parte na conspiração que assassina Becket. Denunciados por Philip, William é enforcado e Waleran refugia-se no mosteiro, arrependido de seus crimes. Antes de entrar para o claustro, revela a Jack que seu pai foi enforcado para não contar que o naufrágio onde o herdeiro do trono morreu foi planejado por um grupo de nobres que não o queriam como rei. Agora que sabe a verdade sobre o pai, Jack termina de construir a catedral e passa o resto de seus dias feliz ao lado da mulher que ama.

Sem comentários:

Enviar um comentário